Apito Final: decisão só após fim do campeonato


Apito Final: decisão só após fim do campeonato
O "Apito Final" ainda não terá um veredicto, ao contrário do que é anunciado na imprensa. O Correio da Manhã refere que Pinto da Costa é suspenso por dois anos, que o FC Porto perde seis pontos e que o Boavista desce de divisão no âmbito dos processos abertos pela Comissão Disciplinar (CD) devido ao "Apito Dourado". A sentença só será divulgada na próxima semana, após o fim do campeonato.


A capa do Correio da Manhã apresenta como grande destaque nesta quinta-feira o título «Pinto da Costa suspenso por dois anos». O jornal também anuncia que o FC Porto perde seis pontos e que o Boavista é condenado à descida de divisão. Valentim Loureiro, ex-presidente de Boavista e da Liga de Clubes, também será alvo de pena dura, segundo o mesmo diário.

As penas referidas estão previstas no acórdão de acusação dos processos disciplinares abertos a FC Porto e Boavista, mas ainda não haverá uma decisão concreta para os casos. A CD terá já avaliado na reunião de terça-feira passada as defesas apresentadas pelos dois clubes, mas ainda nada terá decidido.

Na próxima semana, no dia 13 de Maio, a estrutura deverá reunir novamente em volta do "Apito Final" e espera-se que então, já com o campeonato terminado, anuncie o veredicto.

Além de FC Porto e Boavista, também a União de Leiria, já despromovida ao segundo escalão, arrisca a perda de pontos, enquanto o seu presidente, João Bartolomeu, poderá também vir a ser suspenso. Em qualquer dos casos, os clubes poderão ainda sujeitar-se ao pagamento de pesadas multas.

A decisão da CD será sempre passível de recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. O Órgão terá então que decidir até 11 de Junho de 2008 para que as eventuais penas possam ter aplicação nesta temporada.



Notícias: 1ª Liga