FC Porto e Sporting de Braga discutem liderança no Dragão

FC Porto e Sporting de Braga discutem sábado no Estádio do Dragão a liderança da Liga de futebol, numa quarta jornada que arranca sexta feira com a visita do campeão Benfica ao difícil terreno do Vitória de Guimarães.

Com o pleno de três vitórias, os "dragões" comandam o campeonato isolados com mais pontos que os "arsenalistas", que prometem nova época de intromissão entre os "grandes" e têm a confiança reforçada pelo inédito apuramento para a Liga dos Campeões, à custa do Sevilha de Espanha.

Já com os internacionais de ambas as equipas de volta – nos minhotos destacou-se a estreia do jovem lateral direito Sílvio pelos AA – os treinadores André Villas-Boas e Domingos Paciência querem mostrar que a paragem competitiva para compromissos das seleções não beliscou o crescimento das respetivas equipas, que na próxima semana começam a fase de grupos da "aventura" europeia.

Depois de um arranque em falso, marcado por duas inesperadas derrotas (em casa com Académica, 2-1, e na visita ao Nacional, igualmente por 2-1), o campeão Benfica é o primeiro a competir, numa sempre complicada deslocação à "cidade berço".

As "águias" costumam dar-se bem no Estádio D. Afonso Henriques, mas apresentam-se com a pressão adicional de não poderem perder mais terreno para os rivais. Em caso de vitória, o Benfica somará seis pontos, após o triunfo sobre o Vitória de Setúbal, 3-0, e criará pressão à dupla que lidera o campeonato.

Este será ainda mais um episódio da complicada relação entre os treinadores Jorge Jesus (Benfica) e Manuel Machado (Vitória de Guimarães), já com vários episódios polémicos fora das quatro linhas.

O Sporting, que partilha o terceiro lugar com o Nacional, ambos com seis pontos, recebe sábado o Olhanense, que ainda não perdeu e soma cinco.

Depois de falhar o apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, na qual vão jogar FC Porto e Sporting, o Marítimo vira-se agora para a Liga onde procura os primeiros pontos (é a única equipa ainda em "branco"), frente ao Paços de Ferreira.

A ronda, que se disputa ao longo de quatro dias, encerra segunda feira com o confronto, no Bonfim, entre o Vitória de Setúbal e o Beira-Mar.

 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

 

Foto: FC Porto

Notícias: 1ª Liga