Hierarquia do futebol nacional

Com a brilhante qualificação do Braga, pela primeira vez na sua história, para uma fase de grupos da

Com a brilhante qualificação do Braga, pela primeira vez na sua história, para uma fase de grupos da Liga dos Campeões penso que a questão impõe-se: continuamos com três ou já existem quatro grandes no futebol português? Quem detêm a sua hegemonia? Porto ou Benfica? E qual o papel do Sporting nesta hierarquia?

Por minha parte penso que o Braga já faz parte do lote dos grandes do futebol nacional. Mesmo sem nunca ter ganho um campeonato nacional. Penso que este trajecto dos arsenalistas não pode ser comparado com o do Boavista de há uns anos e que se trata de muito mais do que uma fase passageira. Os minhotos estão no topo para ficar! Possuem um projecto mais do que consolidado e acredito que nos anos vindouros estarão sempre na luta pelos títulos e presença na Champions.

Quanto ao lugar mais alto desta hierarquia (subjectiva como é óbvio) penso que o primeiro lugar continua a pertencer ao Benfica. Aceito que nos últimos anos o Porto tem estado melhor, sem grandes dúvidas, mas o Benfica continua a ser O grande de Portugal. Mas cuidado, a continuar assim não o será por muito tempo. É necessário para o SLB conseguir aguentar mais tempo nas vitórias e não apenas ganhar uns títulos de vez em quando.

Sobre o Sporting... Bem, obviamente nunca deixará de ser um grande. Isso penso que é impossível. Mas acho que está a passar a fase mais negra da sua história. Ainda pior do que os 18 anos sem campeonato nacional. E o horizonte não prevê melhoras. O Sporting está a perder estatuto... inclusivamente para o Braga.

Notícias: 1ª Liga