Líder FC Porto segura invencibilidade em Alvalade

O líder FC Porto esteve a perder e jogou em inferioridade numérica mais de 20 minutos, mas conseguiu empatar com o Sporting (1-1), em Alvalade, e segurar a invencibilidade na Liga portuguesa de futebol.

Um golo irregular do chileno Jaime Valdés, aos 38 minutos, adiantou os “leões”, mas, aos 57, o colombiano Radamel Falcao, sérvido pelo brasileiro Hulk, restabeleceu a igualdade, que se prolongou até final.

O empate acaba por ser bem mais positivo para o FC Porto, que jogou em inferioridade numérica desde os 68 minutos, quando o central brasileiro Maicon viu o vermelho direto, após derrubar Liedson, o último homem dos “leões”, de volta ao quatro posto, a distantes 13 pontos dos “dragões”.

A formação portista, que também não teve André Villas-Boas no banco até final (expulso aos 74 minutos, por protestos), cedeu apenas o segundo empate, depois de igual resultado no reduto do Vitória de Guimarães.

Apesar da igualdade, o FC Porto reforçou provisoriamente a liderança, contando mais 11 pontos do que o Benfica, que joga domingo em Aveiro, face ao Beira-Mar, e o Vitória de Guimarães, hoje derrotado por 2-0 pelo Marítimo.

No Funchal, o brasileiro Kléber, aos 12 minutos, na transformação de uma polémica grande penalidade, e o senegalês Babá, aos 33, apontaram os tentos dos insulares, que festejaram da melhor maneira o jogo 1000 na Liga.

No outro encontro hoje disputado, o Paços de Ferreira recebeu e bateu o Olhanense por 1-0, graças a um golo de André Leão, aos 22 minutos.

A ronda começou sexta feira, dia em que um golo madrugador de Diogo Valente, aos três minutos, permitiu à Académica vencer por 1-0 no reduto do Vitória de Setúbal e somar o segundo triunfo fora, após os 2-1 na Luz, com o Benfica.

A jornada 12 prossegue e acaba domingo, com quatro jogos, entre eles o que poderá permitir ao campeão Benfica isolar-se no segundo lugar, a ainda “imensos” oito pontos do FC Porto.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Foto: Lusa

Notícias: 1ª Liga