Sporting escorrega em noite terrível de Wolfswinkel (Crónica)

Avançado holandês falhou quatro grandes oportunidades de golo no empate (1-1) com a Académica.

O Sporting está mais longe do título, depois de empatar a uma bola no terreno da Académica, em jogo da 13ª jornada do campeonato. Os leões escorregaram precisamente na última ronda antes de defrontarem o FC Porto e estão agora a seis pontos dos líderes FC Porto e Benfica.

A equipa lisboeta só se pode queixar dela própria, pois desperdiçou inúmeras oportunidades de golo. Principalmente Van Wolfswinkel, que teve quatro bolas de golo nos pés, três delas flagrantes.

Logo aos 3 minutos, o Sporting teve uma dessas grandes oportunidades pelo excelente ponta de lança holandês, que viveu a sua pior noite desde que está em Portugal.

Este lance poderia dar a ideia que iria ser um jogo fácil para o leão. Nada disso... a Académica desde cedo fez perceber que as dificuldades do leão iriam ser enormes, fazendo uma enorme pressão, que impedia os jogadores visitantes de construir jogo. E com Cédric e Adrien (dois futebolistas emprestados pelo Sporting) em excelente plano

Mais uma vez, a opção de Domingos Paciência por Daniel Carriço como trinco revelou-se um enorme fracasso. Não se percebe esta insistência do treinador leonino num jogador que passa completamente ao lado do jogo da sua equipa. Os colegas não o procuram e ele não procura a bola.

E como pode uma equipa grande construir jogo com cabeça, tronco e membros se o seu médio mais recuado pura e simplesmente não aparece em jogo? E  quando aparece, normalmente perde a bola... É absolutamente ridículo ver-se Carriço quase "a fugir" da bola, obrigando Schaars e Elias a recuarem para "pegar" no jogo...

Aos 28' a Briosa adiantou-se no marcador, na primeira vez que se aproximou com perigo da baliza de Patrício. Assistência de Diogo Valente e golo de Éder, com João Pereira a dar muito espaço para o cruzamento e Polga mal batido, a não conseguir cortar.

Respondeu o Sporting, novamente com Van Wolfswinkel a falhar de forma incrível. Antes do intervalo, a equipa da casa esteve perto do 2-0, através de um livre de Adrien que passou a rasar a barra.

 

 

Bela segunda parte

Na segunda parte, Carrillo apareceu no lugar de Pereirinha, enquanto Hélder Cabral (lesionado) foi rendido por Nivaldo. E o segundo tempo começou como o primeiro, com Van Wolfswinkel a falhar grande oportunidade. Esta, é certo, não era tão fácil de ser concretizada em golo...

Aos 56' Bojinov rendeu Carriço, quando talvez se pedisse André Martins, um jogador que sabe circular a bola.

O Sporting atacava mais, mas a equipa da casa respondia com perigosos contra ataques e aos 61' Rui Patrício foi gigante a roubar o golo a Marinho.

Logo a seguir, surpresa das surpresas, com Capel a ser rendido por...Evaldo e Ínsua a passar para extremo. A verdade é que Evaldo entrou muito bem e o Sporting melhorou bastante pelo flanco esquerdo. E no lado contrário, Carrillo também desequilibrava. Bojinov é que não trouxe nada de novo, mostrando-se mais uma vez "pesadão" e sem qualquer influência no jogo da equipa. O búlgaro é de facto um enorme 'flop'...

Van Wolfswinkel e Insúa tiveram nos pés mais duas belas ocasiões de golo, mas a grande oportunidade na segunda parte foi aos 67': ótimo trabalho de Carrillo, defesa de Peiser e falhanço inacreditável de Onyewu, com a baliza aberta.

Foi Elias finalmente quem conseguiu bater Peiser, estavam decorridos 80 minutos. O brasileiro aproveitou mais uma bela iniciativa de Carrillo.

Aos 84' Adrien pareceu carregar Insúa na grande área, mas Rui Costa nada assinalou. Era uma fase de intensa pressão leonina, que se esbateu aos 89', quando Elias foi bem expulso (segundo amarelo, por falta sobre Éder), falhando assim a importante partida com o Marítimo na próxima quinta-feira, a contar para a Taça de Portugal.

Resumindo, foi um bom jogo de futebol (principalmente na segunda parte) e o Sporting só se pode queixar de si próprio. Quase apetece dizer que uma equipa que falha uma dezena de oportunidades de golo não merece ganhar...

Notícias: 1ª Liga