Taça de Portugal: FC Porto quer dobradinha frente ao Sporting


Taça de Portugal: FC Porto quer dobradinha frente ao Sporting
Sporting e FC Porto defrontam-se neste domingo pela quarta vez numa final da Taça de Portugal. A partir das 17 horas, no Estádio Nacional, no Jamor, os tri-campeões nacionais vão em busca da sexta "dobradinha" da sua história. Já os leões defendem o título conquistado na época passada e procuram erguer a Taça pela segunda época consecutiva. Um triunfo dos dragões representará para a equipa da Invicta "apanhar" o emblema de Alvalade em número de Taças ganhas. O FC Porto conta 13 contra 14 do Sporting.




Dragões e leões já se defrontaram por três vezes na final da Taça de Portugal, com duas vitórias para o Porto e uma para o Sporting. Os de azul e branco venceram na época 1999/2000 por 2-0 e na temporada 1993/1994 por 2-1. O triunfo dos de verde e branco aconteceu em 1977/1978 por 2-1.

O Sporting é o detentor do troféu, depois de ter ganho a edição 2006/2007 com um triunfo de 1-0 sobre o Belenenses. A última Taça conquistada pelo FC Porto foi na época 2005/2006, com uma vitória por 1-0 sobre o Setúbal.

Nesta temporada os dois emblemas já se defrontaram por três vezes. A equipa de Paulo Bento espera terminar a época como começou, com um triunfo sobre os azuis e brancos, depois de ter conquistado a Supertaça com um triunfo por 1-0 no arranque da temporada. Os leões perderam depois no Dragão por 1-0 e ganharam em Alvalade por 2-0 em jogos da Liga.

Este encontro é ainda marcado pela suspensão de que é alvo Pinto da Costa no âmbito do "Apito Final". O castigo imposto pela Comissão Disciplinar ao dirigente impede-o de representar o FC Porto na Tribuna de Honra do Estádio do Jamor. Em solidariedade para com o seu presidente, nenhum dirigente portista marcará presença na zona onde estará Cavaco Silva, presidente da República.

O jogo está marcado para as 17 horas, terá transmissão televisiva na SIC e arbitragem de Olegário Benquerença.