Portugueses lutam pelo sexto lugar no ranking da UEFA


Portugueses lutam pelo sexto lugar no ranking da UEFA
Aí está mais uma jornada europeia em que se exige aos portuguesas que pontuem para o ranking da UEFA. Sporting e Braga jogam nesta quarta-feira contra Basileia e Werder Bremen, enquanto o Benfica defronta na quinta-feira o Nuremberga. Para a semana será a vez do Porto defrontar o Schalke 04. E quando tudo parece mais complicado para os arsenalistas, os "grandes" têm que somar triunfos para regressarmos ao sexto lugar do ranking.




Portugal ocupa neste momento o oitavo lugar do ranking da UEFA, situação pouco confortável e que coloca em risco os privilégios obtidos para esta temporada com o anterior sexto lugar na tabela. Na actual posição o futebol português tem apenas direito à entrada directa de uma equipa na Liga dos Campeões e ao apuramento de outra para a pré-eliminatória da Liga Milionária, classificando quatro emblemas para a Taça UEFA. Ora o sexto lugar permite ter três equipas na Liga dos Campeões, duas com entrada directa.

Por isso é preciso pontuar para ultrapassar Rússia e Roménia no ranking. De notar que os romenos já não têm qualquer equipa em prova, o que pode beneficiar as intenções lusas. Já os russos são representados por Zenit e Spartak de Moscovo na Taça UEFA que jogam nesta quarta-feira contra Villarreal e Marselha, respectivamente.

De notar que os resultados do ranking desta época terão efeitos apenas para a época 2009/2010.

E se as contas do Braga parecem as mais difíceis, perante o segundo classificado do campeonato alemão, Sporting e Benfica têm adversários potencialmente superáveis. Os leões recebem o líder do pouco conceituado campeonato suíço, enquanto as águias têm pela frente os 16º classificados da Liga alemã. Também o Schalke 04, rival do Porto na Liga dos Campeões, parece rival ultrapassável por parte dos dragões. Resta ver se o favoritismo luso se cumpre em campo...

Atente na lista completa dos jogos agendados para esta quarta-feira na Taça UEFA:

+ Zenit-Villarreal [16H]
+ Galatasaray-B.Leverkusen [17:45H, SportTV2]
+ AEK Atenas-Getafe [18H]
+ Brann-Everton [19H]
+ W.Bremen-Sp.Braga [19:30H, Sport TV1]
+ Marselha-Spartak Moscovo [19:45H]
+ PSV Eindhoven-Helsingborg [19:45H]
+ Anderlecht-Bordéus [19:45H]
+ Rangers-Panathinaikos [20H]
+ Sporting-Basileia [20:45H, SIC]


Foto: Lusa