Benfica 3-1 Sp. Braga: muito futebol e Benfica líder

Primeira parte de grande qualidade, dos dois lados. Segunda parte com momentos polémicos.

O Benfica lidera pela primeira vez o campeonato, de forma isolada, depois de ter levado a melhor num bom jogo de futebol: triunfo caseiro por 3-1 contra o Sporting de Braga, no duelo que fechou a quinta jornada do campeonato. O campeão acumula 13 pontos, mais três do que Sporting, FC Porto, Sp. Braga e Rio Ave.

Os mais de 50 mil espectadores presentes na Luz acharam que o bilhete já valeu a pena pela primeira parte. Belos momentos de futebol, várias oportunidades de golo e os dois guarda-redes com muito trabalho. Aos 56 segundos de jogo o Benfica quase marcou, por Mitroglou. Hassan e Pedro Santos responderam com muito perigo, tudo dentro dos cinco minutos. Depois foram Salvio e Grimaldo a tentar. O golo surgiu pouco antes da meia hora - assistência de Gonçalo Guedes e Mitroglou certeiro. Os minhotos não desistiram: Ricardo Horta quis o empate e Rosic também, a fechar o primeiro tempo. O Benfica chegou ao intervalo na frente porque a eficácia ganhou.

O segundo tempo não foi tão espetacular. Mas teve momentos "quentes". Primeiro assistiu-se a um duelo duplo entre Gonçalo Guedes e Marafona, com vantagem sempre para o guarda-redes do Sp. Braga. Pelo meio Ricardo Horta poderia ter marcado. E a seguir o árbitro poderia (e deveria) ter assinalado grande penalidade, por falta sobre Pizzi. A cerca de um quarto de hora do fim o vencedor ficou encontrado. Porquê? Porque Pizzi marcou, numa jogada em que estava fora-de-jogo mas a bola vem de um adversário; muitos protestos, José Peseiro irritado e expulso. Os bracarenses ainda não estariam concentrados e sofreram logo a seguir o terceiro golo, pela cabeça de Mitroglou. O jovem José Gomes entrou e quase marcou. Rosic reduziu aos 89 minutos. Já não foi a tempo de fazer tremer o Benfica.

Notícias: Benfica