Benfica vai levar Apito Final à UEFA


Benfica vai levar Apito Final à UEFA
O Benfica pretende fazer chegar à UEFA os acórdãos de decisão do "Apito Final". No dia em que se fala da possibilidade de o FC Porto poder ser impedido de participar na Liga dos Campeões, após ter sido castigado à perda de 6 pontos por tentativa de corrupção, o clube da Luz anuncia que vai solicitar à Federação que envie a certidão da decisão da Comissão Disciplinar da Liga à UEFA.



«O Benfica vai pedir a certidão da decisão à Comissão Disciplinar da Liga e solicitar à Federação que a envie para a UEFA», refere o porta-voz do Benfica, Ricardo Maia, na Agência Lusa.

Em declarações ao mesmo meio de informação, um elemento da UEFA diz que a estrutura europeia já teve «conhecimento dessa condenação por intermédio da FPF e dos meios próprios» de que dispõe. Sobre o possível afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões, o porta-voz da UEFA diz que o caso só poderá ser avaliado depois de a FPF enviar a lista com os clubes elegíveis para as competições europeias.

A eventual impossibilidade de os portistas participarem na Liga dos Campeões foi levantada por Cunha Leal, antigo-director-executivo da Liga, que se refere a uma norma do Regulamento da competição da UEFA que foi criada no seguimento do "Calciocaos" e que aponta que os emblemas envolvidos em casos de «"arranjo" ou influência» de resultados não podem participar na prova.

Uma interpretação diferente da mesma regra tem José Guilherme Aguiar, também antigo director-executivo da Liga, que defende que a proibição só poderia ser aplicada ao FC Porto caso as alegadas tentativas de corrupção estivessem relacionadas com a época que findou.

Se porventura o FC Porto for afastado da Liga Milionária, o Vitória de Guimarães entra directamente na Fase de Grupos da prova, enquanto o Benfica, que desportivamente só conseguiu o apuramento para a Taça UEFA, disputará a terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.


Notícias: Benfica