Rui Santos: "Vieira tentou demover Rangel de se apresentar a eleições"

Comentador desportivo revela que o presidente do Benfica esteve reunido com o juiz desembargador par

O comentador desportivo Rui Santos defende que "Luís Filipe Vieira tinha a conveniência de concorrer sozinho" e, nesse sentido, o presidente do Benfica terá tentado demover Rui Rangel de se apresentar ao sufrágio do próximo dia 26 de outubro. Uma revelação feita pelo analista no programa "Tempo Extra", da SIC Notícias.


"Vieira tinha a ideia de que Rangel pudesse pular a cerca" - Rui Santos revela que Luís Filipe Vieira e Rui Rangel se encontraram na passada quarta-feira à noite, na casa do proprietário da Gelpeixe, Manuel Tarré, que será amigo de ambos. "Luís Filipe Vieira e Rui Rangel encontraram-se depois de Rui Rangel participar num programa televisivo, no qual ele é comentador residente, a Justiça Cega, na RTP", refere Rui Santos. "A reunião decorreu longas horas, entrou pela madrugada de quinta-feira", aponta o comentador desportivo, realçando que "Luís Filipe Vieira tentou demover Rui Rangel de se apresentar às eleições". O analista diz que o dirigente tinha "a ideia de que Rui Rangel pudesse pular a cerca e entrar na sua lista".

Mas o juiz desembargador "não cedeu", atesta Rui Santos, concluindo que foi nesse dia que Rui Rangel ficou determinado a concorrer à presidência do Benfica.


Rui Rangel vai apresentar a sua candidatura nesta segunda-feira e há ainda a questão da "legalidade estatutária", nota Rui Santos, referindo-se às dúvidas se o juiz desembargador tem os anos de sócio efetivo necessários para concorrer (exatamente 25). Será o presidente da Assembleia-Geral da Luz, Luís Nazaré, a ajuizá-lo e o comentador repara que haverá "muito ruído" caso a candidatura de Rui Rangel não seja aprovada.


"Ver se Moniz não passará de solução para problema" - Quanto a José Eduardo Moniz, que integra a lista de Vieira, depois de quase ter sido seu opositor, nas anteriores eleições, é "um trunfo importante", segundo Rui Santos, que alerta contudo que será preciso "ver se não passará de solução para problema". O comentador diz que é "um erro de partida" o facto de o líder das águias "não ter definido, até agora, exatamente quais são as fronteiras do território que José Eduardo Moniz vai pisar".


Sobre as eleições em geral, o comentador entende que é "importante haver uma alternativa" a Vieira, prevendo que serão as "eleições mais disputadas relativamente às outras mais recentes". "Nos últimos anos, Luís Filipe Vieira conseguiu sempre valores acima dos 90 por cento, vai ser difícil conseguir um 'score' tão retumbante quanto conseguiu nas últimas três eleições", diz.

"Desgaste natural" - Rui Santos também sustenta que há um "desgaste natural" do atual presidente, ao cabo de 10 anos de presidência, tanto mais, depois de só ter conseguido vencer dois títulos nacionais. Por isso, o comentador diz que "tudo o que acontecer nestes dias [em termos de resultados desportivos] pode condicionar o resultado eleitoral". Notando que há um jogo com o Spartak de Moscovo, para a Liga dos Campeões, "três dias antes das eleições", Rui Santos alerta que se a equipa de Jorge Jesus "tiver alguns contratempos, isso vai ser capitalizado por Rui Rangel".


O analista desportivo entende também que será "interessante o posicionamento dos dois candidatos em matéria dos direitos televisivos". E Rui Santos preconiza que Rui Rangel poderá explorar, durante o debate eleitoral, "dois temas que neste momento não estão a sair muito bem a Luís Filipe Vieira", respetivamente, "a questão das contas" e "a proximidade" entre o presidente do Benfica e Fernando Gomes, o líder da Federação Portuguesa de Futebol. Uma relação que, na ótica do comentador, "não serve os interesses do Benfica" e constitui "um dos maiores erros cometidos por Luís Filipe Vieira".

Outra ideia que Rui Santos defende é que Rui Rangel entrará nestas eleições "não exatamente para as ganhar, mas sobretudo para marcar terreno, eventualmente até para um futuro ato eleitoral".

Atente no vídeo da intervenção completa de Rui Santos no "Tempo Extra" de domingo, 14 de outubro de 2012...

 

 

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Notícias: Benfica