Supertaça: Novo Porto contra o velho Benfica


Supertaça: Novo Porto contra o velho Benfica
Benfica e FC Porto disputam neste sábado a final da Supertaça Cândido de Oliveira a abrir a época desportiva 2010/2011. Os dragões esperam manter o domínio na prova com o "rookie" André Villas-Boas ao leme, as águias apostam na mestria de "raposa velha" de Jorge Jesus para levarem o "caneco".

André Villas-Boas vai fazer neste sábado a sua estreia como treinador do FC Porto num jogo oficial diante do maior rival do clube. E frente ao Benfica, na primeira final da temporada, não há espaço para o erro. O técnico de 33 anos começa a aventura de dragão ao peito com o mais duro dos testes, sendo que a desconfiança gerada pela sua inexperiência nos grandes palcos assombra até muitos portistas. A equipa da Invicta está em plena fase de construção, depois do ciclo Jesualdo Ferreira, e há muita expectativa para ver como Villas-Boas se vai dar e que novo Porto será este.

Do outro lado o Benfica tem em Jorge Jesus o timoneiro veterano e líder incontestável das hostes, mantendo-se as mesmas estratégias da época transacta, apesar das saídas de Ramires e Di María. É um ponto a favor das águias que em 10 jogos contra os dragões, na Supertaça, só conseguiram vencer um, na longínqua época 1984/1985.

O último embate entre os dois emblemas na competição foi na temporada 2003/2004 com os dragões a vencerem graças a um tento de Ricardo Quaresma. O FC Porto é o claro dominador nas 31 edições da prova, tendo vencido 16 Supertaças, enquanto o Sporting ganhou 7 e o Benfica arrecadou somente 4.

Entre os adeptos há expectativa para ver os primeiros onzes oficiais dos treinadores, mas as surpresas não devem ser muitas. A equipa portista, órfá do "capitão Bruno Alves que saiu para o Zenit da Rússia, deverá ter em João Moutinho a grande estreia no onze. Do lado das águias, Roberto deverá ter lugar garantido na baliza, apesar dos "frangos" que o atormentaram durante a pré-época, e Jesus poderá também apostar nos reforços argentinos Gaitán e Jara.

O jogo de alto risco disputa-se no Estádio Municipal de Aveiro a partir das 20:45 horas, com transmissão televisiva na TVI, e vai envolver cerca de 300 efectivos da PSP. Altas medidas de segurança para uma partida que abre com grande paixão a temporada futebolística.


Foto: fcporto.pt


Notícias: Benfica