Confusões com a fundação do Sporting

O Sporting, à semelhança do FC Porto, também alterou a sua data de fundação.

Ao contrário do que muita gente possa pensar, o Sporting, à semelhança do FC Porto, também alterou a sua data de fundação. Este acontecimento ajuda a compreender de onde vem esta cisma dos sportinguistas com a data de fundação do Sport Lisboa e Benfica.

Tudo começou numa assembleia geral do Campo Grande Futebol Clube, em 13 de abril de 1906. Fartos de que o dito clube se dedicasse única e exclusivamente a festas e piqueniques, José Gavazzo pediu a demissão em seu nome e do seu irmão, José Alvalade, e os outros "dissidentes" seguiram o mesmo caminho. Foi aqui que José Alvalade fez a célebre declaração: "Vou ter com o meu avô, ele me dará dinheiro para fazer outro clube".

A 8 de maio de 1906 foi então fundado um novo clube, ainda sem nome, tendo sido eleito como presidente e sócio protetor o avô de José Alvalade, o Visconde de Alvalade. A 26 de maio desse mesmo mês é atribuído o nome de Campo Grande Sporting Clube.

Nesse mesmo ano, a 1 de julho de 1906, já com o clube fundado e dirigentes eleitos, é alterado o nome para Sporting Clube de Portugal. Até 1919, o Sporting celebrou sempre o seu aniversário a 8 de maio, mas a 1920, em Assembleia Geral, foi alterada a data de fundação de 8 de maio para 1 de julho de 1906. Ou seja, alterou-se a data do dia em que o clube foi verdadeiramente fundado, os dirigentes eleitos e as normas estabelecidas, para o dia em que foi alterado o nome.

Mas o que é que levou os dirigentes do Sporting a adulterarem a sua data de fundação? A única explicação plausível foi para pressionar o Benfica a fazer o mesmo, e deste modo tornar-se mais antigo que o Benfica. Naquela altura, o Benfica, para além de ser um clube do povo, já tinha a hegemonia do futebol em Lisboa, facto esse que nunca caiu bem num clube de elites como era o Sporting da altura.

Os dirigentes do Benfica mantiveram a coerência e não alteraram a data de fundação, pois não fazia sentido nenhum, tal como uma pessoa que muda de nome não passa a ter 0 anos. Os sportinguistas nunca se conformaram, e essa frustração dura até aos dias de hoje.