O póquer é um desporto ou um jogo de vídeo?

A imagem do póquer tem sido sempre relacionada com certos ambientes. A internet está a mudar tudo.

Há já algum tempo que o póquer é um jogo de inteligência, integrando a órbita da International Mind Sports Association (IMSA) (Associação Internacional de Jogos Mentais), da mesma forma que o xadrez, as damas, o bridge e o xiangqi. A associação funciona desde 2005 e é responsável pela organização dos Jogos Mundiais de Desportos Mentais.

Em 2010, ano da inclusão do póquer como desporto mental, o presidente da IMSA, José Damiani, disse estar “muito feliz em receber a Federação Internacional de Póquer (IFP) como membro da IMSA”. “A participação do póquer ao lado do xadrez, do bridge e de outros desportos mentais nos eventos anuais da IMSA vai mostrar ao mundo que o póquer é um desporto mental, de estratégia e habilidade”, acrescentou.

Como qualquer outro desporto, nesta disciplina é necessária uma evolução permanente e, para muitos, pesa mais a estratégia do que a componente aleatória. No debate sobre se o póquer é um jogo de azar ou um desporto, são muitos os atores e interesses envolvidos. Provavelmente, o melhor de se anunciar o póquer como um desporto é que se torna uma ótima maneira de alcançar as multidões. O Póquer na televisão é uma maneira fácil de obter novos jogadores e adeptos.

Por outro lado, o Ministério do Esporte do Brasil aprovou o póquer como um desporto oficial, outra demonstração de que é mais do que um simples jogo. Na sua declaração, o Ministério disse que "o póquer desportivo é uma prática de competição, que exige dos seus praticantes inteligência, capacidade e habilidades intelectuais e sociais para obter o sucesso”. O Brasil deu dos primeiros passos na direção do reconhecimento do póquer como um desporto mental, como é hoje o xadrez.

O próximo passo, para muitos fãs e especialistas do póquer, é que seja considerado para integrar os desportos selecionados para as competições dos Jogos Olímpicos. Mas esse parece ser um dilema eterno!

A imagem dos jogos de póquer tem sido sempre relacionada com certo tipo de ambientes e perfil dos jogadores. E embora o cinema tenha muita responsabilidade nessa perspectiva, a transformação que a internet tem provocado no mundo dos jogos online trouxe um olhar diferente. Hoje, qualquer um pode jogar em casa e sem dinheiro em diferentes jogos de póquer. É cada vez mais comum, especialmente nos jovens entre 20 e 40 anos.

É uma realidade que os Jogos Olímpicos têm sido alterados ao longo dos anos, desde o seu início lá na Grécia Antiga. Existe uma lista de disciplinas que foram incluídas e depois descartadas em momentos e situações diferentes, uma realidade que, pelo menos, permite ver a luz ao fundo do túnel.

Enquanto isso, os media têm jogado um papel fundamental na divulgação do desporto, relacionando-o com jogos de estratégia e até mesmo com métodos de prevenção de lesões cerebrais. A cobertura constante dos media, das associações e das federações em todos os níveis (local, regional e internacional) é uma maneira importantíssima de deixar o póquer sempre na agenda noticiosa.

Notícias: Diversos