As "dobradinhas"!

Bom, uma "dobradinha" no futebol ocorre quando um clube consegue vencer, na mesma época desportiva, a competição principal de futebol do seu país e a sua taça principal. No caso de Portugal será o equivalente a vencer o Campeonato e a Taça de Portugal. Se o Campeonato Nacional está na sua Edição nº 80, a Taça de Portugal realiza-se desde a temporada 1938/39 (Na temporada 1946/47 não se disputou a Taça de Portugal), portanto esta é a Edição nº 74 da prova Rainha do nosso futebol.
Se Campeonato e Taça de Portugal se disputaram em simultaneo em 73 Edições, registam-se 22 "dobradinhas", isto é, o mesmo Clube venceu o Campeonato e acumulou a Taça de Portugal na mesma temporada em 22 ocasiões: O Benfica regista no seu peculio 9 "dobradinhas", o FC Porto acumula 7, e o Sporting juntou 6 campeonatos e Taças de Portugal em simultaneo. Proporcionalmente, o Sporting é o Campeão das "dobradinhas", tendo em conta que regista menos Campeonatos e Taças de Portugal conquistadas, versus Benfica e FC Porto.
Se observarmos atentamente o período anterior à revolução de Abril, o Benfica domina com a conquista de 6 "dobradinhas", o Sporting conquistou 4 (uma delas na fronteira de Abril de 1974), e o FC Porto saboreou essa iguaria com pronuncia do norte, a "dobradinha", uma unica vez e no longínquo ano de 1956. No sentido inverso, passado recente, sinalizado com Abril de 1974, nesse período posterior, o FC Porto domina com a conquista de 6 "dobradinhas", o Benfica acumulou Campeonato e Taça de Portugal em 3 ocasiões, e o Sporting bisou em 1982 e em 2002. Curiosamente, identificamos 11 "dobradinhas" no período anterior a Abril de 1974, e outras tantas, as mesmas 11, no período posterior à Revolução de Abril.
Mas ele há curiosidades contrastantes, e que entroncam nesta 2ª mão da Meia Final Benfica-FC Porto, a disputar hoje, em jeito de final antecipada. Se o Benfica está a um pequeno passo de atingir a Final da prova, e a ser vencedor de Campeonato e Taça de Portugal, revisitará o ano de 1987, quando o Inglês John Mortimore conquistou a ultima "dobradinha" para o Benfica. Em contraste, o FC Porto na presente temporada desportiva penosa, poderá atenuar a mesma com a conquista da Taça de Portugal, a exemplo aliás, do que aconteceu em 6 ocasiões em que não conquistou o Campeonato Nacional, isto nas 30 ultimas épocas desportivas, nomeadamente em 1984, 1991, 1994, 2000, 2001 e 2010.
Nota final com curiosidades respectivas, o modesto e surpreendente Rio Ave, disputa a Meia Final desta prova, e está em condições favoraveis para atingir a sua 2ª Final da Taça de Portugal, e repetir um feito histórico com 30 anos, quando os de Vila do Conde eram orientados por Mourinho Pai (um Ex Guarda redes, tal como o actual treinador Nuno Espirito Santo), pois esse Rio Ave de Mourinho Pai em 1984, disputou essa Final com o FC Porto, Dragões vencedores dessa final, e treinados interinamente por António Morais, o eterno adjunto de Mestre Pedroto, curiosamente, o actual FC Porto é orientado interinamente por Luís Castro, também ele um homem da casa!