Barcelona aproveita erros e derrota FC Porto

Os catalães conquistaram a Supertaça Europeia, batendo o FC Porto por 2-0. Messi e Fàbregas marcaram

O Barcelona conquistou a Supertaça Europeia, ao derrotar o FC Porto por 2-0 no Mónaco. Messi e Fàbregas marcaram os golos catalães.

O campeão português até começou melhor. Logo aos cinco minutos Guarín rematou de longe, com corte de Abidal com o braço; no livre direto à entrada da área, Hulk rematou por cima.

João Moutinho, ao minuto sete, protagonizou novo remate perigoso, para uma grande defesa de Valdés, que desviou para o canto.

Aos 10 minutos, o primeiro sinal de perigo do Barcelona, com Pedro, isolado, a tentar desviar a bola à saída de Helton, mas o chapéu saiu por cima.

Hulk conseguiu dois minutos depois uma boa jogada individual, que culminou num remate cruzado, com a bola a passar rente ao poste. O mesmo Hulk, ao minuto 25, cruzou para Rolando, mas Mascherano evitou o remate de cabeça do defesa português no momento exato.

Depois de uma ligeira superioridade portista no encontro, o jogo entrou num período morno, sem grandes jogadas ofensivas, que surgiram ao minuto 37', num remate de Xavi, com Helton a tocar para canto com uma boa defesa.

A partida estava mais equilibrada, mas Guarín desequilibrou. Num passe para trás, o colombiano isolou Messi que frente a Helton não desperdiçou; passou pelo guarda-redes e inaugurou o marcador.

O intervalo chegava com vantagem espanhola, que não traduzia o que se tinha passado no relvado do Mónaco.

Novo golo e... duas expulsões

Mais uma vez foi o FC Porto a ser a equipa mais perigosa, no início do segundo tempo. No minuto 52, remate perigoso de João Moutinho, com a bola passar muito perto da baliza, depois de um desvio num adversário.

Dois minutos depois, Guarín remata de muito longe, mas também com muita violência. Valdés faz uma defesa complicada e desvia para canto.

Novamente dois minutos volvidos, o perigo surgiu do outro lado, com Villa a aparecer sozinho e a rematar à figura de Helton, que defendeu com segurança.

Aos 59 minutos, na mesma jogada em que os portistas reclamaram uma alegada mão na bola por parte de Villa, dentro da área catalã, num contra-ataque Pedro apareceu isolado, mas Helton funcionou como defesa central e antecipou-se ao jovem espanhol.

Hulk esteve perto do golo ao minuto 72', num lance rápido no qual Mascherano quase assistia o brasileiro, mas a defesa catalã resolveu o problema. Alexis tentou pouco depois o golo, mas a bola saiu ao lado.

Mais queixas do FC Porto a dez minutos do fim, por alegada falta de Abidal sobre Guarín, dentro da grande área, mas o árbitro nada assinalou.

A cinco minutos do final a partida começou a ficar resolvida, quando Rolando trava com falta um contra-ataque conduzido por Messi, vê o segundo amarelo e é expulso.

No minuto seguinte Messi assistiu Fàbregas e o reforço do Barcelona fez o segundo golo, fechando o encontro.

Já último minuto Guarín protagonizou uma entrada dura sobre Mascherano, ainda no meio campo espanhol, e viu o vermelho direto, deixando o FC Porto reduzido a nove elementos.

A partida estava já resolvida e no período de compensação Iniesta poderia ainda ter aumentado a vantagem do Barcelona, mas Helton conseguiu uma defesa complicada.

Vitória do Barcelona por 2-0, num jogo equilibrado frente a um FC Porto que respondeu à altura ao desafio. Erro de Guarín e expulsão de Rolando determinaram momentos decisivos da partida.

Notícias: Internacional