Futebol mundial a mudar

O futebol europeu está-se a distanciar do sul-americano, continuando a existir um fosso para os outr

Nos últimos anos vê-se claramente uma mudança no futebol mundial. O futebol brasileiro está a cair, certo que continuam a ser a nação a formar mais jogadores em quantidade, mas a qualidade deixa muito a desejar, veja-se o caso do Felipe Menezes que parecia um craque no Brasil.

Se fizéssemos uma lista dos 10 melhores jogadores do mundo atuais não encaixaria nenhum brasileiro, coisa que nunca aconteceu. No mundial, jogando em casa e sendo o Brasil deviam ser os favoritos, mas tal não sucede, acho que pela primeira vez uma equipa europeia ganhará em solo sul americano.

A Itália sempre foi conhecida pela sua qualidade de jogo defensivo, os melhores defesas centrais do mundo sempre foram os italianos. Hoje se fizermos uma lista com os 10 melhores defesas do mundo metiam algum italiano?

A Espanha, depois de muitos anos sem ter conseguido chegar longe em mundiais, construiu uma seleção capaz de dominar o futebol durante vários anos, atrevo-me a dizer que tem o melhor meio campo de sempre.

Parece-me que o futebol europeu está-se a distanciar do sul-americano, continuando a existir um fosso para os outros continentes. Enganaram-se os criadores da famosa série de desenhos de futebol onde o personagem principal era o Tsubasa, realizado por japoneses há 20 anos. Eles não percebiam porque estavam num nível abaixo do futebol europeu e sul americano, então formaram uma equipa com vários grandes jogadores, onde o Japão seria campeão do mundo… a ficção não passou à realidade.

A que se deve esta mudança globalizada? Estarão os países a trabalhar a sua formação de forma diferente?

Quais serão as seleções que dominarão a breve e longo prazo? Algum dia as seleções africanas ou asiáticas conseguirão chegar ao nível dos europeus?

Notícias: Internacional