FC Porto no campeonato espanhol!

Além das vantagens financeiras e desportivas para o clube, a cidade do Porto ficaria a ganhar.

Esta abordagem do FC Porto a jogadores da liga espanhola fez relembrar um velho sonho antigo que eu tenho: ver o FC Porto no campeonato espanhol.

Talvez me tenha dado uma réstia de esperança de ver um golpe absolutamente brilhante do meu presidente esta aproximação a Espanha dando preferência a espanhois do país basco e da catalunha que estão imbuidos à nascença de um espírito semelhante aos nortenhos de Portugal e com isto começar a preparar terreno para participar no campeonato espanhol.

Além das vantagens financeiras e desportivas para o clube, a cidade do Porto ficaria a ganhar devido à proximidade da Galiza e do turismo que chega de Espanha.

Não querendo melindrar leitores mais sensíveis, se perguntarem a um minhoto, por exemplo, se se identifica mais com um galego ou com um algarvio, a resposta é óbvia: com um galego! E por isso o factor sócio-cultural é também favorável.

Sem querer agitar fantasmas mais que enterrados do passado, o Benfica e o Sporting também beneficiariam pois assim poderiam alternar mais amiúde entre eles como campeões nacionais como era hábito no saudosos tempos do futebol até ao 25 de abril de 1974.

Como também gosto de ver clássicos com os grandes de Lisboa, assim como com os nossos vizinhos do Minho (Braga e Guimarães), sugeria que o FC Porto pudesse inscrever-se na Taça de Portugal em deterimento da Taça do Rei, havendo aqui que ultrapassar o problema do calendário.

Pode ser que com a presença de profissionais no plantel oriundos de Espanha, a imprensa dos nossos vizinhos comece a acompanhar mais o FC Porto e essa hipótese comece a ser considerada.