11 portistas superaram 9 romanos

FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões. Jogo anormal e vitória por 3-0 em Roma.

O FC Porto vai estar novamente na fase de grupos da Liga dos Campeões, depois de ter afastado a Roma num encontro com contexto invulgar e desfecho inesperado: 0-3 a favor da equipa portuguesa, em Itália. Dois jogadores da Roma foram expulsos.

Primeira meia hora de alto nível do FC Porto. Pressão alta, saber dominar a bola e não deixar a Roma jogar. O primeiro remate perigoso ainda pertenceu a Nainggolan - Casillas esteve bem - mas o golo inaugural foi apontado por Felipe logo aos sete minutos, de cabeça, na sequência de um livre lateral. Os portistas continuavam a recuperar a bola em zonas ofensivas e Corona e André Silva poderiam ter marcado.

No último quarto de hora da primeira parte a Roma passou a encontrar espaços, o FC Porto recuou e naturalmente Casillas esteve mais atento; e teve trabalho a travar Salah. O jogo começou a mudar outra vez porque, tal como na primeira "mão" no Dragão, a Roma ficou com 10 jogadores muito perto do intervalo. De Rossi foi bem expulso, quando acertou em Maxi com os pitões - o uruguaio saiu lesionado por causa dessa falta. Com um elemento a mais, e aproveitando espaço, em cima do intervalo Herrera quase marcou.

A partida ficou mais desnivelada quando, logo aos quatro minutos da segunda parte, Emerson também foi expulso. Mais um cartão vermelho, mais uma entrada com os pitões, desta vez sobre Corona. Duas decisões adequadas. A jogar com nove, nos primeiros minutos os romanos ainda se mostraram aguerridos, com vontade de tentar algo, mas o "gás" durou pouco.

No outro lado Otávio deixou o aviso. André Silva também tentou. E em três minutos o FC Porto resolveu a eliminatória, dentro dos últimos 20 minutos do encontro. Layún passou por Szczesny e marcou de baliza aberta; logo a seguir Corona rematou com força e fez o 0-3. A partir daí o mais importante foi feito: controlar a posse de bola, não deixar surpreender e assegurar a presença nos melhores da Europa.

Notícias: Porto