Está feito: FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões

Dois golos na segunda parte, numa vitória justa frente ao Atlético Bilbau.

Com duas jornadas por disputar, o FC Porto já garantiu a presença nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A equipa portista ganhou por 2-0 contra o Atlético Bilbau, em Espanha, na quarta jornada. Jackson e Brahimi marcaram na segunda parte.

Quem esperava ver uma equipa basca a correr e a pressionar muito desde início, enganou-se. As oportunidades de golo mais claras foram criadas pelo FC Porto, com Jackson a ser protagonista pouco feliz: desperdiçou três situações e a última foi mesmo uma grande penalidade - bola à barra, e por cima. Pelo meio Maicon e Brahimi, em livres diretos, também ameaçaram Iraizoz. Fabiano pouco fez durante a primeira parte, sinal de um FC Porto melhor mas ineficaz. O Atl. Bilbau preferiu um estilo mais recuado, com algum jogo direto inconsequente.

Jackson corrigiu o que tinha falhado e, na fase inicial da segunda parte, encostou para o primeiro golo após bela iniciativa de Brahimi. Agora em vantagem, o conjunto luso continuou a controlar o ritmo e as sequências do encontro. A primeira oportunidade criada pelos bascos só surgiu a 20 minutos de final; momento perigoso no entanto, com Guillermo Fernández a acertar no poste. Pouco depois, o relvado traiu o guarda-redes Iraizoz e Brahimi aproveitou para fechar o resultado. O tempo foi passando, o Atlético mostrou-se incapaz de incomodar na área adversária e o FC Porto, com justiça, ganhou e confirmou o apuramento - o Shakhtar Donetsk goleou o BATE Borisov.

Equipas

Atlético Bilbau:
Iraizoz
De Marcos, Gurpegi, Balenziaga, Laporte
San José, Beñat (Iraola), Ibai Gómez (Viguera), Rico
Susaeta (Muniain), Guillermo Fernández

FC Porto:
Fabiano
Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro
Casemiro, Herrera, Óliver (Rúben Neves)
Brahimi (Adrián), Jackson, Tello (Quaresma)

Golos: Jackson (55'), Brahimi (72')

Notícias: Porto