FC Porto goleia Gil Vicente num dos jogos mais fáceis da época

O FC Porto goleou nesta segunda-feira o Gil Vicente por 5-0 no Estádio do Dragão, num jogo tranquilo que encerrou a 16.ª jornada da I Liga e voltou a colocar os nortenhos na liderança, ao lado do Benfica.
A partida começou praticamente com o primeiro golo. Danilo ainda contou com um desvio de um adversário para finalizar da melhor forma uma boa jogada individual, perante a passividade dos defesas. Aos 11 minutos, segundo golo da noite. Otamendi, quase da linha lateral, rematou com força e houve novo desvio, agora por Vítor Vinha, que marcou na própria baliza. A partir daí, controlar passou a ser a prioridade caseira. Com muitos passes seguros, sem acelerar muito (também não era preciso) e ainda com Varela e Jackson perto do terceiro.
Quanto ao Gil Vicente, nem ataques nem contra-ataques. Quase nunca tinha a bola - a percentagem de posse de bola ultrapassava os 80 por cento para o lado portista - na defesa cedia espaços a mais e no ataque pouco ou nada fazia. Os minhotos chegaram ao intervalo sem qualquer remate realizado. 2-0 após a etapa inaugural.
Mais do mesmo e expulsão - Nos primeiros minutos da segunda parte, eis que o Gil rematou. Foi Brito; e até se gritou golo, mas a bola bateu na rede da parte exterior. Contudo, este lance surgiu já depois de Danilo e Jackson terem estado perto do alvo e pouco antes de Defour marcar o terceiro tento portista, num belo golo do belga.
A tendência voltou a ser a mesma, num ritmo ainda mais pausado, e a tarefa dos visitantes ficou ainda mais complicada quando Cláudio foi expulso. Ainda houve tempo para Varela - esqueceram-se de marcar o português na área - fazer o 4-0 de cabeça, a um quarto de hora do final, para Moutinho obrigar Adriano a uma grande defesa e, já no último minuto, para Jackson fechar a goleada num remate de primeira. Pouco depois, terminou o "passeio".
Equipas
FC Porto:
Helton
Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro
Fernando (Castro), Lucho, Moutinho
Defour (Izmaylov), Jackson, Varela (Sebá)
Gil Vicente:
Adriano
Éder, Halisson, Cláudio, Vítor Vinha (Valdinho)
André Cunha, Luís Manuel, César Peixoto
Paulo Jorge (Brito), Hugo Vieira (Sandro), Luís Martins
Marcadores: Danilo (3'), Vítor Vinha (p.b. 11'), Varela (74'), Jackson (89')
Notícias: Porto
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica), deu uma interessante entrevista ao jornal MaisFutebol. Entre...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em jogo da 16.ª jornada da Liga Portuguesa, Pinto da Costa...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “ambiente difícil” que o FC Porto vai encontrar na terça-...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário, quando soube que Tiquinho Soares, jogador que representa, não...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal aconteceu no jogo de domingo, frente ao Moreirense. Um momento...
- 1 of 1222
- ››