FC Porto supera tensão e vence Sp. Braga

Segunda parte superior e bis de Jackson valeram triunfo ao campeão, que iguala o Benfica.

Foram três jogos consecutivos sem vencer mas essa série ficou para trás neste sábado: o FC Porto recebeu e derrotou o Sporting de Braga por 2-0, no "jogo de cartaz" deste fim de semana, na I Liga. No regresso de Jesualdo Ferreira ao Estádio do Dragão, Jackson Martínez foi fundamental.

A primeira parte foi tensa e nervosa do lado caseiro. Uma tensão que era visível sobretudo na relação entre adeptos e jogadores: por vezes um portista tinha acabado de receber a bola e já ouvia assobios; e os diversos passes errados não ajudavam a acalmar o ambiente. Viu-se um Sp. Braga mais tranquilo e esclarecido na primeira meia hora mas nos últimos 15 minutos o FC Porto foi a equipa mais perigosa. Oportunidades de golo apenas duas, por Pardo e por Josué.

O panorama mudou substancialmente no segundo tempo. Com Carlos Eduardo no lugar de Lucho, o meio campo portista avançou e o FC Porto passou a tomar conta do jogo, inaugurando o marcador logo ao terceiro minuto, através de Jackson. A vantagem estava conseguida mas a superioridade local manteve-se e as oportunidades junto à baliza de Eduardo acumularam-se, com Jackson, Herrera e Carlos Eduardo a estarem perto de novo golo. Na maioria do tempo Helton limitava-se a ver o jogo, ao longe, e o domínio "azul" transformou-se no segundo golo no último quarto de hora, novamente por Jackson, de cabeça.

Regresso aos triunfos do FC Porto, que iguala o Benfica na classificação e para já divide com a liderança o rival. O Sp. Braga regressou às derrotas e não mereceu mais depois do intervalo - ainda reagiu após o 2-0 mas nem efetuou qualquer remate à baliza.

Equipas iniciais

FC Porto:
Helton
Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro
Herrera, Defour, Lucho (Carlos Eduardo)
Varela (Kelvin), Jackson, Josué (Licá)

Sp. Braga:
Eduardo
Baiano, Santos, Nuno André Coelho, Elderson
Alan (Salvador Agra), Mauro, Luíz Carlos (Custódio)
Pardo, Éder, Rafa (Hugo Vieira)

Golos: Jackson (47', 78')

Notícias: Porto