Do 2-0 para o 2-2: FC Porto volta a ceder

Previa-se um jogo complicado para o FC Porto, neste domingo, e tal confirmou-se: empate a duas bolas no terreno do Vitória de Guimarães e o título em 2014 ficou (ainda) mais longe para o campeão.
Com Varela e Jackson fora do onze inicial, pela primeira vez em mais de um ano, a verdade é que o ataque portista funcionou bem na primeira parte, com Licá e Ghilas em destaque praticamente desde início. Do outro lado Crivellaro e Maazou ameaçaram a baliza de Helton, nos instantes iniciais. Logo à passagem do quarto de hora, grande penalidade para o FC Porto: Douglas derrubou Carlos Eduardo e Quaresma inaugurou o marcador. Na jogada seguinte Ghilas atirou à barra; cinco minutos depois Ghilas rematou a rasar o poste. Maazou também esteve perto de marcar duas vezes, mas mesmo com espaço tinha pontaria fraca. Tudo na primeira meia hora. Quando o FC Porto parecia mais longe da baliza adversária, já perto do intervalo surgiu o segundo golo, com Licá a aparecer no sítio exato, no ressalto de um remate de Ghilas. Mas ainda houve tempo para o 1-2, nos descontos, precisamente por Maazou. Jogo agradável até ao intervalo e FC Porto mais eficaz.
O Vitória entrou com vontade de atacar, na segunda parte. E chegou ao empate logo aos cinco minutos, quando Maazou assistiu e Marco Matias concretizou a igualdade. A partir do quarto de hora os visitantes começaram a subir mais, Quaresma e Ghilas tentaram o golo em remates sem sucesso, enquanto os minhotos voltavam a assustar Helton graças a Maazou. O interesse e a agitação mantinham-se em Guimarães, com o Vitória a apostar em ataques rápidos e o FC Porto a ter mais a bola e a tentar acumular jogadas na área contrária. Mas foi ao V. Guimarães que pertenceu a melhor oportunidade; aliás, foram duas na mesma jogada, com Plange a rematar ao poste e Danilo a evitar o golo em cima da linha, na recarga de Tomané.
Situações perigosas repetiram-se, golos não. 2-2 até final, retratando o que aconteceu nesta partida, que deixou o FC Porto a nove pontos do líder Benfica, a nove jornadas do final do campeonato. E está a quatro do Sporting, se olhar para cima na classificação, e a quatro pontos do Estoril, se olhar para baixo. O V. Guimarães perdeu uma oportunidade de se aproximar da Europa, estando no sexto lugar a quatro pontos do Nacional.
Equipas
V. Guimarães:
Douglas
Pedro Correia, Moreno, Paulo Oliveira, Addy
André Santos, André André, Crivellaro (Leonel Olímpio)
Malonga (Nii Plange), Maazou (Tomané), Marco Matias
FC Porto:
Helton
Danilo, Maicon, Abdoulaye, Alex Sandro
Fernando, Herrera (Quintero), Carlos Eduardo (Jackson)
Quaresma, Ghilas, Licá (Varela)
Golo: Maazou (45'), Marco Matias (50'); Quaresma (17'), Licá (41')
Notícias: Porto
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica), deu uma interessante entrevista ao jornal MaisFutebol. Entre...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em jogo da 16.ª jornada da Liga Portuguesa, Pinto da Costa...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “ambiente difícil” que o FC Porto vai encontrar na terça-...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário, quando soube que Tiquinho Soares, jogador que representa, não...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal aconteceu no jogo de domingo, frente ao Moreirense. Um momento...
- 1 of 1222
- ››