Parabéns Eusébio!

O Pantera Negra comemora o 69º aniversário no dia em que o Benfica assinala, numa Gala, os 50 anos d

Eusébio completa hoje 69 anos de vida. Parabéns ao homem nascido na pobre Lourenço Marques (Moçambique) no longínquo ano de 1942 e que mudou para sempre o rosto do futebol português.

Há 50 anos, o "Pantera Negra" chegou à Luz depois de uma batalha entre Benfica e Sporting. Os contornos do processo continuam envoltos em alguma neblina, como é apanágio das grandes lendas, mas não há dúvidas quanto ao trunfo que Eusébio da Silva Ferreira significou para as águias.

O antigo avançado vestiu a camisola do Benfica durante 15 épocas ao longo das quais conquistou 11 títulos nacionais e 5 Taças de Portugal. Em 313 jogos marcou 320 golos, tendo sido o melhor marcador do campeonato por 7 vezes. Vestiu as cores da Selecção por 64 vezes, marcando 41 golos.

Foi o primeiro português a ganhar a Bola de Ouro em 1965, conquistando a Bota de Ouro de melhor marcador europeu nas épocas 1967/1968 e 1972/1973. Muito antes de Figo e Cristiano Ronaldo, foi o primeiro futebolista luso a adquirir dimensão mundial, estatuto que granjeou em Inglaterra, no Mundial de 1966 em que ofuscou o Rei Pelé.

Para a memória do Mundial em terras britânicas ficam os 4 golos apontados por Eusébio à Coreia do Norte, na mítica recuperação dos Magriços de um 3-0 desfavorável que culminou num triunfo de 5-3, e as lágrimas vertidas depois da eliminação nas meias-finais aos pés da anfitriã Inglaterra (1-2). Mas mais do que isso a poderosa força imbatível do "Pantera Negra" que se sagrou melhor marcador da prova com 9 golos.

Actual Embaixador de pleno direito da Selecção Portuguesa e do Benfica, Eusébio terminou a carreira de futebolista na mó de baixo, após seis operações ao joelho esquerdo. Depois de deixar o Benfica, jogou nos Estados Unidos da América e no México, passando ainda por Beira-Mar e União de Tomar. Finda a carreira de futebolista experimentou o papel de treinador-adjunto do Benfica na equipa comandada por Sven-Goran Eriksson.

Figura indelével da história do futebol português, será homenageado pelo Benfica na Gala Eusébio que vai ser transmitida em directo pela Benfica TV e pela RTP1, a partir das 22 horas desta terça-feira. Antes disso, às 18 horas, João Malheiro faz o lançamento oficial da biografia “(E)ternamente Eusébio” no Estádio da Luz, onde está patente uma exposição em memória do "Pantera Negra".