Sabia que... Portugal já fez história nos Europeus?

Podemos não ter a seleção com recorde de presenças em fases finais, mas há um registo no qual somos

Portugal está longe de ser recordista em presenças em Europeus, muito menos em finais. Mas há um registo no qual somos os melhores.

A seleção portuguesa é a única que participou em, pelo menos, uma fase de grupos de um campeonato da Europa e nunca foi eliminada nessa fase inicial.

Ao todo foram cinco participações: no Europeu de 1984, Chalana e companhia foram batidos pela anfitriã França, num prolongamento cansativo nas meias finais.

Doze anos depois, em Inglaterra, Oceano e Vítor Baía não conseguiram travar o famoso "chapéu" de Poborsky. A República Checa ganhou aos portugueses nos quartos de final.

A partir do Europeu de 1996, não houve mais interrupções de percurso. Em 2000, com a "geração de ouro" no seu auge, Abel Xavier deu uma "mãozinha" aos franceses e, 16 anos depois, a França voltava a eliminar Portugal nas meias finais de um Europeu. Desta vez na Bélgica.

A jogar em casa, o caminho português foi travado somente na final de 2004. Ricardo, herói dias antes, viu Charisteas antecipar-se e os gregos sagraram-se campeões europeus no Estádio da Luz.

No último Europeu, os suíços viram os vizinhos alemães derrotar Portugal nos quartos de final.

Grupos de Portugal (classificação final):

Ou seja, a seleção nacional conseguiu sempre superar a fase de grupos nos Europeus. E só em 1984 não ficou no primeiro lugar.

Portugal nunca foi eliminado nesse período do torneio. Será desta?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.