Tonel: "Nunca vi árbitros prejudicar Sporting deliberadamente"

Exclusivo: Em entrevista ao Relvado, o central do Dínamo de Zagreb aborda o momento dos leões e tamb

O afastamento de Ricardo Carvalho da seleção nacional - pelo menos enquanto Paulo Bento for o treinador - abre uma janela de oportunidade para outro jogador integrar os convocados. E à primeira vista, Tonel é um dos nomes que se perfila como hipótese.

Em entrevista ao Relvado, o defesa de 31 anos abordou este e outros temas. O Sporting, que representou durante cinco anos e que passou a ser o clube do seu coração, também foi naturalmente tema de conversa. Na segunda parte da entrevista, Tonel aborda o seu momento atual no Dínamo de Zagreb, a poucos dias de defrontar o Real Madrid na Liga dos Campeões.

Relvado - Como viu o caso que envolveu Ricardo Carvalho e Paulo Bento?

Tonel - É um assunto muito delicado, trata-de de um colega de profissão e não me compete falar disso.

R - Mas o Ricardo Carvalho é conhecido por ser uma pessoa calma, seria talvez o último jogador português de quem se esperaria uma atitude deste género, não concorda?

T - No futebol, como na vida, até as pessoas tranquilas tomam decisões a quente de que depois se arrependem. Ninguém está livre de ter uma decisão que não é a melhor.

R - Com a saída de Ricardo Carvalho da seleção, acha que terá mais oportunidades?

T - Nunca fui um jogador com chamadas regulares à seleção. Mas claro que gostaria de regressar... Vou trabalhar para isso. Estarei sempre disponível, mas tudo depende da decisão do Paulo Bento. Se achar que eu poderei ajudar, irei com todo o gosto. Se não for opção, tudo bem na mesma.

R - Sabe se o selecionador nacional foi ver algum jogo do Dínamo de Zagreb ao vivo?

T - Que eu tenha conhecimento não. Mas agora vai ter oportunidade de ver certamente alguns jogos do Dínamo na Liga dos Campeões que darão na televisão.

 

Sempre a acompanhar o Sporting

 

R - Como tem visto a carreira do Sporting esta época?

T - Tenho acompanhado todos os jogos na televisão. Só não vi a partida com o Marítimo [derrota por 2-3 em Alvalade] porque estava a jogar ao mesmo tempo. Sabia que o Sporting poderia ter algumas dificuldades neste início de temporada, pois tem um lote muito grande de novos jogadores... No entanto, com o calendário aparentemente acessível que tinha, penso que deveria estar a fazer melhor.

R - Acha que os 7 pontos de desvantagem para o líder FC Porto colocam o Sporting numa posição muito delicada, apesar de estarmos numa fase muito inicial?

T - Já são alguns pontos de diferença... Nada está perdido e a equipa tem de inverter a situação nos próximos jogos, de modo a encurtar a distância, sob pena de ficar outra vez muito cedo arredado da luta pelo título.

R - Acha que são legítimas as queixas do Sporting em relação às arbitragens?

T - Sinceramente, nunca me preocupei com essas questões. Enquanto jogador do Sporting, nunca senti que um árbitro tenha prejudicado a equipa de forma deliberada. Assim como acho que o Sporting nunca foi ajudado de forma intencional. São erros que acontecem...

R - 16 contratações depois, Carriço e Polga continuam a formar a dupla de centrais, beneficiando, é certo, da lesão de Rodríguez. Concorda com as críticas que lhes têm sido dirigidas, nomeadamente a respeito das dificuldades que sentem no jogo aéreo?

T - Essa questão da dificuldade do Sporting em lances aéreos já tem alguns anos... Na minha opinião, não é apenas uma questão de altura. No ano passado, o Sporting teve dois centrais muito altos, Torsiglieri e Nuno André Coelho, e as dificuldades continuaram. Esta época há o Onyewu, que é enorme e não tem jogado...Acho que o mais importante para atacar as bolas de cabeça é ter concentração e agressividade na forma como se ataca a bola. Mas o Sporting tem sofrido muitos golos de canto, com cinco seis jogadores a defender. Por que se culpa apenas os centrais? Não faz sentido...

R - Quem acha que é o favorito ao título de campeão português?
T - O FC Porto e o Benfica. O FC Porto perdeu Falcao e o Benfica está melhor do que na temporada passada. Acho que estes dois clubes estão um pouco acima do atual nível do Sporting.

Leia a seguir a segunda parte da entrevista do Relvado a Tonel.