"Domingos foi a melhor aquisição do Sporting" (Exclusivo)

Em entrevistas ao Relvado, Carlos Xavier e Nélson, antigos futebolistas dos leões, elegem as outras

O Sporting está em alta, com nove vitórias consecutivas e futebol de alta qualidade, como há alguns anos não se via pelas bandas de Alvalade. Em entrevistas ao Relvado, Carlos Xavier, antigo médio do clube e Nélson, ex- defesa direito dos leões, elogiam a atitude competitiva da equipa e o trabalho efetuado por Domingos Paciência.

Carlos Xavier, de resto, começa por se referir exatamente ao trabalho do técnico para explicar este bom momento da equipa. "Sempre disse que o Domingos foi a grande aquisição do Sporting esta época, mesmo durante aquele atribulado início de época. Fez um grande trabalho no Sporting de Braga, colocando a equipa a jogar bom futebol. E está a conseguir fazer o mesmo no Sporting", refere.

Nélson diz igualmente que Domingos "foi uma excelente aquisição". E chama a atenção para "o trajeto dele como treinador, sempre em crescendo, desde a União de Leiria, passando pela Académica e pelo Sporting de Braga, até chegar ao Sporting". E lembra que "as suas segundas épocas costumam ser melhores do que as primeiras".

Carlos Xavier realça "o grande caudal ofensivo da equipa e a grande pressão que é feita sobre o adversário". Por isso, sublinha, "os sócios gostam e voltaram a aderir em massa ao estádio". E acrescenta que "os jogadores têm grande prazer em entrar em campo, pois sabem que vão ser apoiados, enquanto na época passada talvez nem tivessem vontade de entrar, pois já sabiam que iam ser assobiados".

Quanto a Nélson, diz que o ambiente que atualmente se vive em Alvalade lhe lembra o de épocas como 1993/94 e 1994/95, "plantéis com grande qualidade" dos quais fez parte, "com o estádio sempre com grandes molduras humanas e apoio intenso dos sócios". O ex-lateral diz que "o click que fez com que o Sporting fizesse a viragem aconteceu em Paços de Ferreira, quando conseguiu recuperar o resultado de 0-2 para 3-2".

 

 

 

No mesmo nível de Benfica e FC Porto?

Será que neste momento o Sporting está em condições de disputar o título de igual para igual com os rivais FC Porto e Benfica, ambos à distância de três pontos? Xavier aconselha prudência. "O Sporting está a bom nível, se pode ou não ombrear com os adversários directos, a seu tempo veremos... Isso é algo que só se vai perceber quando houver jogos com o Benfica e com o FC Porto. Aí é que se vai perceber quem está melhor", realça.

Já Nélson defende que os leões "têm todas as condições para ombrear com Benfica e FC Porto", mas alerta que "os campeões são as equipas que conseguem ser mais regulares".

 

As figuras do leão

Várias figuras têm-se destacado neste bom momento leonino, mas Carlos Xavier prefere destacar a força do coletivo. "É um grupo homogéneo, todos estão a jogar bem. Até os centrais Polga e Carriço têm estado em bom plano... E até o Evaldo, que quando é chamado a jogar cumpre... Acho que ele beneficiou muito com a chegada do Insúa, faltava-lhe concorrência", frisa.

Ainda assim, Xavier sempre destaca alguns futebolistas. "O Insúa é um excelente lateral, que defende e ataca bem; o Rinaudo tem uma força inesgotável, transmitindo grande vivacidade ao meio-campo; o Schaars é essencial na construção de jogo, enquanto o Capel e o Carrillo são duas setas pelas alas, algo que há muito faltava ao Sporting. E, claro, existe ainda o Elias, que dá grande equilíbrio a meio campo e o Van Wolfswinkel, um ponta de lança que faz golos", defende.

Carlos Xavier lamenta no entanto a forma como Rinaudo tem sido algumas vezes tratado pelos árbitros portugueses. "Ele é um jogador impetuoso, que disputa as bolas com agressividade. Mas está muito melhor nos últimos tempos, não é maldoso. Às vezes tem de facto entradas ríspidas e é bem punido com cartões, mas outras joga apenas a bola e os árbitros marcam falta e mostram cartão", defende.

Nélson começa por analisar as exibições de alguém que atua nos mesmos terrenos que ele pisava no tempo de jogador. "O João Pereira tem estado em muito bom nível. Não é surpresa para mim...É daqueles que dá tudo em campo e para além disso tem qualidade. Tem sido chamado à seleção com toda a justiça", sublinha. Rinaudo, Elias, Van Wolswinkel e Diego Capel são as outras figuras deste leão que lhe têm enchido as medidas.

Notícias: Sporting