Sporting passa em Barcelos e é líder

Montero volta a ser o goleador de serviço e coloca a sua equipa no primeiro lugar.

O Sporting assumiu, pela primeira vez em quase uma década, a liderança isolada da I Liga. Bateu o Gil Vicente por 2-0, em Barcelos, no último encontro deste domingo da 12.ª jornada do campeonato.

A partida começou de forma agradável, com diversas situações de perigo junto das duas áreas, mas desde cedo se notou que o Sporting tinha mais a iniciativa de jogo, atacava mais e assim chegou ao golo aos 18 minutos, por Montero, num ressalto após cruzamento. Nos minutos seguintes houve mais ataque lisboeta mas os minhotos logo responderam, por João Vilela. Jogo agitado e André Martins destacava-se nas jogadas ofensivas do Sporting, sem resultados práticos até ao intervalo; também Rui Patrício tinha de estar atento à rapidez adversária, mas o 0-1 manteve-se no final dos primeiros 45 minutos.

O Gil mostrou, sobretudo na fase inicial da segunda parte, que conseguia ter a bola durante mais tempo, ser mais atrevido, mas novamente o perigo surgiu junto a Adriano, por Wilson Eduardo. Paulinho e Avto poderiam ter empatado, justamente instantes antes de um momento marcante - a expulsão de Pecks após falta dura sobre William Carvalho. Com desequilíbrio no número de jogadores, o encontro passou a ter menos agitação mas ainda teve mais um golo: novamente Montero, desta vez numa recarga em remate de Capel.

A partir daí o Sporting foi controlando mas a turma da casa ainda ameaçou na reta final, com uma bola enviada ao poste. Só um susto, vitória confirmada e primeiro lugar assegurado para o Sporting, com mais dois pontos do que FC Porto e Benfica.

Equipas iniciais

Gil Vicente:
Adriano
Gabriel, Pecks, Danielson, Luís Martins
João Vilela (Vítor Gonçalves), Luan, César Peixoto
Avto (Brito), Paulinho, Diogo Viana (Simy)

Sporting:
Rui Patrício
Cédric, Maurício, Rojo, Jefferson
Adrien, William Carvalho, André Martins
Wilson Eduardo (Carrillo), Montero (Slimani), Capel (Diogo Salomão)

Golos: Montero (18', 72')

Notícias: Sporting