Taça da Liga vs Supertaça

Na minha opinião, a terceira competição é a Taça da Liga e a quarta a Supertaça.

Se fizermos o exercício de hierarquizar as competições do futebol português, em termos de importância, automaticamente em que quase todos os adeptos pensam é em primeiro lugar no campeonato e em segundo a Taça de Portugal. Então e qual é a terceira competição mais importante? Na minha opinião, a terceira competição é a Taça da Liga, e a quarta a Supertaça, com uma grande distância entre as duas.

A Supertaça é um troféu que é disputado apenas por duas equipas, num único jogo, ao passo que a Taça da Liga engloba todos os clubes dos campeonatos profissionais, tendo o vencedor que jogar no mínimo cinco jogos, o que torna a competição muito mais aliciante. A Supertaça tem como sua essência colocar frente a frente o vencedor do campeonato com o vencedor da Taça de Portugal, mas nos anos em que um clube faz a dobradinha isso não acontece, e por vezes sucede que um clube de divisões secundárias possa disputar aquela competição, o que também não abona em favor do dito troféu.

Em termos financeiros, a Taça da Liga é uma competição muito mais atrativa, superando inclusivamente a Taça de Portugal. O vencedor pode arrecadar cerca de 1 milhão de euros, o que para diversos clubes pode significar o orçamento para uma época.

Existe ainda a questão da definição. A Supertaça é apenas um troféu, enquanto que a Taça da Liga pode ser considerado um título. Por conseguinte, é muito mais prestigiante para um clube arrecadar títulos do que apenas troféus para o seu palmarés. Por todo o mundo as Supertaças, mesmo a europeia, são considerados troféus menores, e são disputadas sempre fora do seu contexto temporal, ou seja na época seguinte àquela em que deveriam ser disputadas.