Taça Liga: Recurso do Belenenses ainda não entrou no CJ


Taça Liga: Recurso do Belenenses ainda não entrou no CJ
O recurso do Belenenses, que exige a anulação da sua exclusão das meias-finais da Taça da Liga, ainda não deu entrada nos serviços administrativos do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, anunciou o organismo federativo.



«Não chegaram aos serviços administrativos do Conselho de Justiça, até ao encerramento destes, esta terça-feira, qualquer recurso do CF Belenenses relativo à anulação da decisão da classificação da terceira fase da Taça da Liga», lê-se num comunicado do CJ, no site da FPF.

Os "azuis" entregaram terça-feira um recurso junto da Comissão Executiva da Liga de clubes, antes do início do sorteio das meias-finais da Taça da Liga, exigindo a anulação da sua exclusão da prova e requerendo o efeito suspensivo da classificação da terceira fase da competição.

O clube lisboeta fundamenta-se no regulamento da prova para contestar o seu afastamento em favor do Vitória de Guimarães, na qualidade de melhor segundo classificado da fase de grupos, ganhos por Benfica, Sporting e FC Porto.

O critério definido como primeira fórmula de desempate é o "goal-average", que o Belenenses considera ser superior ao do Guimarães: «dois, fruto de dois golos marcados a dividir por um sofrido», contra «1,5, fruto de três golos marcados a dividir por dois sofridos».

A Liga rejeita a noção defendida pelos "azuis" de «quociente entre golos marcados e sofridos», argumentando que a «expressão goal-average reporta-se à diferença entre golos marcados e sofridos», o que «corresponde ao entendimento comum na linguagem corrente do futebol».

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional dispõe de dois dias úteis após a recepção para enviar o recurso para o Conselho de Justiça federativo, sendo que este terá efeito suspensivo sobre a competição e só depois de ser julgado se poderão disputar os jogos, marcados para 04 de Fevereiro, segundo defendeu à Lusa fonte do Belenenses.

O sorteio terça-feira realizado na sede da Liga de clubes, no Porto, determinou que o Benfica receba o Vitória de Guimarães, enquanto o Sporting defronta em casa o FC Porto.



Lusa



Notícias: Taça da Liga